terça-feira, 6 de abril de 2010

Por que o Engenhão vive tão "cheio" ultimamente?

Todos sabem que a pergunta acima é uma ironia, pois o Engenhão, mesmo em bons jogos está sempre vazio.

Se pararmos para pensar não faz sentido o estádio mais moderno do Brasil, aquele que por parte das autoridades foi só elogios, ter tão pouco público.

Neste domingo no empate entre Botafogo e Bangu por 2 a 2 pouco mais de 800 pessoas compareceram e já não é de hoje que o público é baixo. Seria então por quê o Engenhão não é tão moderno assim?

Há algumas razões para explicar o porquê que os torcedores não marcam presença no estádio João Havelange. Quem for do Rio de Janeiro pode lembrar de mais razões nos comentários.

1) O estádio fica muito longe, o que dificulta a ida dos torcedores.

2) O estádio, assim como os outros estádios, apresenta problemas, quem sabe até piores que os demais. Então não compensa viajar tão longe para não ter o conforto esperado.

3) O gramado é péssimo, principalmente quando chove, mas como os torcedores não jogam isso não influencia muito.

4) O estádio foi construído as pressas para a disputa do PAN, justificando todas as razões citadas acima.

11 comentários:

  1. E ai Claudio, tudo blz.
    Eu não acredito que os problemas de ninguém estar indo aos estadios, e ai realmente são todos e não somente o engenhão, seja por que é este ou aquele estádio. Apesar de não morar no Rio não é raro ver geral comentando que o estadio é longe e de difícil acesso, mas tenho comigo que os problemas são outros:
    1- 40 reais não é assim tão barato......
    2- Competições simultâneas (muitos jogos)
    3- e o mais importante: os estaduais com esse mundo de jogos contra ninguém com os ingressos a este custo!!!!
    Zico recentemente criticou o estadual do Rio, para ele o ideal é um campeonato com no máximo 12 equiepes, sendo 10 o número prefeito. Concordando com ele, eu vejo esse problema dos estadios estarem vazios por esta razão. Mas com certeza as finais estaram de casa cheia.... em todos os estaduais.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas os jogos contra times fracos rendem publicos vexatorios como esse de Botafogo x Bangu, mas mesmo o campeonato não sendo essas coisas todas acho um publico muito aquem de um clube grande, e isso tem a ver sim com a precariedade do acesso ao Engenhão porque ate mesmo em um classico entre Flamengo e Botafogo teve publico reduzido. abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  3. Fala, cara!

    Vou dar a minha razão principal: Estadual é um saco do jeito atual, seja de que estado for, porque o problema não é meramente a fórmula, mas sim o ridículo diminuto espaço de tempo entre o fim do Brasileiro e o começo do Estadual. Não dá nem pra sentir saudade do nosso time, não se cria expectativa que, por exemplo, se criaria fosse uma pré-temporada de gente, com 2 meses, 2 meses e meio sem futebol.

    Claro que ninguém vai dizer que não aguenta mais futebol, mas o fato é isso, no subconsciente já tem muita gente estafada de futebol brasileiro. Acaba o Estadual, dá UMA semana e começa o Brasileirão. Pô...
    Felizmente só vi jogos do São Paulo esse ano, e mesmo assim nem foram todos.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Blz Cláudio. É, as suas citações acima fazem sentido, mas não só no Engenhão, mas em todos os estádios do Rio de Janeiro é a mesma história. Nem nos clássicos o público vem sendo como o esperado. Se tem a impressão que o torcedor está se enjoando dos Campeonatos Estaduais.

    Abraços.

    Visite:

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É, Claudio... a coisa tá feia lá no Vazião.

    Não compensa realmente o torcedor pagar 40 reais pra ver um jogo que realmente não vale a pena (nesse Carioca, só DUAS vitórias de pequenos sobre grandes... nos dois turnos). Bom é ver aquele jogo disputado, na raça, estádio lotado, bem localizado, confortável... coisa que não bate com as características atuais do Engenhão, estreando no Pan tão belíssimo e cheio de pompa. Hoje, tá aí.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. No caso do público nesse Estadual, em qualquer estádio fica vazio. O torneio não tem emoção, todo muindo já sabe o que vai dar no final, etc.
    Mas no caso específico do Engenhão, discordo de quem fala que é longe. Depende de onde se toma por referência. Pra mim o local é ótimo, mas o estádio é horrível. O campo é longe das arquibancadas por causa daquela pista de atletismo e o jogo fica chato de se ver.
    No mais, acho confortável e bem acabado e já fui a vários jogos lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Cláudio, na minha opinião a principal causa do baixo público no engenhão é o Maracanã. O estádio do engenhão é bonito, mas não tem a magia do maracanã. Quem assiste a um jogo no maraca e depois assiste o mesmo jogo no engenhão sabe que não é a mesma coisa. Devido a pista de atletismo, a torcida fica muito longe do campo. Eu que sou frequentador do maraca, já fui algumas vezes ao engenhão e me decepcionei não com a estrutura, mas sim com o clima de lá. Hj não tenho nenhuma vontade de ir àquele estádio. Fui a última vez na estreia do Love e não tenho qq vontade de voltar. Acho q o maracanã já está no sangue do carioca e jogar em outro estádio é um ritual que causa desgosto.

    Abços

    www.saudacoesrubronegras.com.br
    www.impasselivre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pagar caro para um jogo que vale pouco, já que, desde o inicio acreditava-se que era pouco provável que algum outro time que não fosse os quatro maiores do Rio se classificassem. O estadual esse ano está bem sem graça. Falta um pouquinho de emoção e qualidade das equipes, assim qualquer estádio fica vazio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. O engenhão como o maracanã só andam vazios porque o futebol hoje é caro e muito ruim.Ninguëm é bobo de dar 30,40, num jogo de futebol onde só tem perna de pau,sem contar a violência das torcidas.

    ResponderExcluir
  10. hOJE TEM MUITO LUGAR QUE TEM GATONET,NINGUEM SE ATREVE DE SAIR DE CASA PARA VER JOGOS 21:50 E 18:30,SEM CONTAR QUE SÓ TEMOS JOGADORES RUIM.O MESMO ACONTECE NO MARACANÃ,FUTEBOL TÁ CARENTE DE IDOLOS.

    ResponderExcluir
  11. Ingresso Caro!
    Campeonatos com muitos times, e sem expressão.
    Violência.
    Falta de educação da maioria.
    Pessoas xingando uns aos outros (amaldiçoando uns aos outros).
    Estádio no Brasil, tô fora!

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!