No dia 23 de Junho de 1972, nasceu uma lenda do futebol mundial, Zinedine Zidane. Ele que iniciou a carreira no US Saint-Henri com 14 anos. Em 1992 ele se transferiu para o Bordeaux, onde ganhou a Copa Intertoto da Uefa em 1995. Neste mesmo ano foi finalista da Copa da Uefa.
Em 1996 Zidane foi contratado pela Juventus por 3 milhões de euros. Ele se tornou um dos principais jogadores do time italiano. Ganhou dois Scudettos e também conquistou a Liga dos Campeões de 1996 e o Mundial Interclubes do mesmo ano.
Em 2001 Zidane foi contratado pelo Real Madrid por 76 milhões de euros, a segunda tranferência mais cara da história do futebol. Em 2002, conquistou a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, contra o Bayer Leverkusen na cidade de Glasgow. Conquistou também a Supercopa Europeia e o Mundial Interclubes no mesmo ano. Sua última partida pelo Real Madrid foi em 2006, num empate contra o Vilarreal por 3 a 3.
Pela seleção francesa, sua primeira convocação foi em 1994, em um amistoso contra a República Tcheca. A França perdia por 2 a 0, no segundo tempo ele entrou e marcou dois gols, empatando o jogo. Zidane comandou a França na conquista do título de 1998. Partida em que nós, brasileiros nos lembramos muito bem. Zidane nesse jogo marcou dois dos três gols. Na copa de 2002, ele estava se recuperando e só voltou no último jogo, em que pouco conseguiu fazer. Na copa de 2006, ele comandou a sua seleção até a final ( passando pelo Brasil nas quartas-de-final, partida onde ele fez a diferença). Na final entre França e Itália, quando o jogo estava na prorrogação, Materazzi fez ofensas pessoais ao francês. Ato que gerou aquela cabeçada no peito do italiano, expulsando o astro francês. A Itália venceu nos pênaltis e conquistou o tetra mundial (se ele não fosse expulso naquele jogo, a história poderia ser diferente).
A sua despedida veio de uma forma que não se esperava, mas isso foi só um detalhe comparado a tudo que ele fez ao futebol mundial. Zidane foi três vezes eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, se igualando a Ronaldo.
Embora eu não tenha visto Pelé nem Maradona, eu vi Zidane. Um dos maiores jogadores, senão o maior que já vi. Ele deu muitas alegrias para aqueles que o viram jogar. Essa postagem é uma homenagem a este gênio. Parabéns Zidane, você deixará saudades para todos aqueles que o viram.
é, tem uns caras que nascem para isso mesmo!
ResponderExcluirrsrsrs
esse é um deles.
Joga muito!
abraço!
Tb acho um jogador sensacional, mesmo não gostando de futeba, tb vi Zidane. :D
ResponderExcluirEssa, definitivamente, eh uma excelente
ResponderExcluirhomenagem a esse grande icone.
Parabens por ter postado essa homenagem
tao recheada de informaçoes e conteudo
colocando Zidane em um topo
onde ele, inquestionavelmente, merece estar!
Parabens!
Otimo blog
Otimo jogador.... Parabens Zidane!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirMeu nome é Fillipe Moraes, trabalho numa agência de relações públicas chamada Ketchum Estratégia e gostaria de passar uma sugestão de pauta pro teu blog.
Pra qual email posso te enviar?
Abraços e obrigado!
Fillipe Moraes
fillipe.moraes@ketchum.com.br
Fica como sugestão fazer um trabalho mais detalhado da biografia dos grandes ícones do futebol.
ResponderExcluiro melhor jogador que ja vi jogar... fato!!
ResponderExcluirNão acompanhei muito o Zidane jogando... mas lembro muito bem dele nos jogos contra o Brasil, a dor de cabeça q ele dava... Joga muito!
ResponderExcluirsuahsuahusha ;)
http://anacarolinolandia.blogspot.com/
Caramba,enqto o maldito do Romario joga com 40 e todos anos,ele ja vai se aposentar..
ResponderExcluirParabéns?! o/
ResponderExcluirCríticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com =*
nossa que legal
ResponderExcluirCraque! Jogou muito a vida inteira!!!
ResponderExcluirLascou o Brasil 2 vezes mas tá tranquilo, hehe
Abração do Saci :D