segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seria o Real ainda inferior ao Barça?

Desde sábado, ouço muita gente ligada ao futebol em programas esportivos dizendo ainda enxergar o Real Madrid como inferior ao Barcelona. De fato, o elenco do Barça ainda é muito superior, mas depois do clássico deste fim de semana, percebi um pouco de equivalencia entre os dois times dentro das quatro linhas.


Para jogar contra um time como o Barcelona, é necessário uma adaptação, uma mudança no esquema tático e na filosofia, pois atacar os catalães que nem um louco é suicídio, vide aqueles 5 a 0 no Camp Nou. O Barcelona não precisa mais se preocupar com o rival, pois seu estilo de jogo e a qualidade de seus jogadores o favorece muito. Atualmente a única forma de fazer frente ao Barcelona é usar a cabeça. Mourinho por exemplo, sabe fazer isso melhor que qualquer treinador.

O Real Madrid durante todo o primeiro tempo adotou uma postura defensiva. Deixou o Barcelona trocar muitos passes, porém não dava brechas. O time blanco só saía jogando quando era necessário. No segundo tempo é que o Real passou a ter um comportamento mais agressivo, já que havia conseguido neutralizar o jogo envolvente do Barça. Mourinho usou a mesma estratégia de quando treinava a Inter de Milão e mais uma vez deu certo.

Mesmo o Real Madrid não sendo mais um time galático, não o vejo mais há anos-luz do Barcelona. Ainda tem um elenco mais fraco, porém parece estar se equivalendo em forças com o rival. Com certeza teremos mais três belos jogos pela frente, principalmente os dois da semifinal da Champions League.

11 comentários:

  1. Sem dúvidas que o Barça é melhor, mas o Real não fica muito atrás. Para ganhar o barça não basta ter o melhor time, tem que ter uma boa estratégia de jogo.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O Real realmente evoluiu, entretanto está muito longe do Barcelona ainda, veremos as próximas partidas !!!!

    http://loucurapelofut.blogspot.com/

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. O real deu uma evolouída ultimamente a inteligência do Mourinho, a vinda de alguns jogadores e a evolução de alguns jogadores com o Marcelo e Ozil deixou o Real mais forte e mais perto do Barca.Agora a gente vai poder tirar conclusões mas sensatas nos próximos jogos que vai valer muita coisa pra ambos.

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  4. Olha Cláudio, em nome de jogadores, o Real não fica para trás, mas o Barça joga melhor, o time está mais tempo entrosado, isso é a vantagem

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. olá quer parceria http://wwwfutegoool.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fala Claudio

    Postei sobre o mesmo assunto. Mourinho é um estrategista como poucos.

    Abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. parceria? coloquei seu banner no meu blog! http://wwwfutegoool.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Claudio, sua pergunta suscita indagações e reflexões. Na realidade, num clássico desse nível nem sempre predomina a técnica, nem sempre o melhoe obtem êxito, principalmente no futebol. agora que é sem dúvidas um super-clássico, isso é...
    Forte abraço
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida o Real tem um grande elenco e especialmente um grande treinador. Porém o modo de jogar do Barça é único e histórico. pelo encantamento que me produz, seguirei na torcida pelo time grená nos próximos duelos.


    Abraços e sds vascaínas, de volta das férias...

    ResponderExcluir
  11. Boas...

    Penso que o Barça tem melhor colectivo mas o Real individualmente é sem dúvida o melhor conjunto do mundo ( Ronaldo, Kaka, Benzema, Di Maria,Ramos, Higuain, Adebayor, Khedira, Ozil...etc...
    Cabe ao mestre Mourinho conseguir a transformação do individual para um colectivo forte e isso aos poucos vai...

    Abraço


    Mattos..paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!