quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O mata-mata era mais justo

Dizem que nosso campeonato melhorou muito com esse formato de disputa por pontos corridos e que com a volta do mata-mata iríamos retroceder 80 anos. Eu não acho.

Acredito que a volta do mata-mata seria a melhor coisa a acontecer no nosso futebol. Quem não sente falta de uma final de campeonato? Quem não sente falta do tempo em que contava as horas para a decisão, mesmo se seu time não estivesse entre os finalistas? A emoção de uma final não se compara a esse formato atual, que querendo ou não, fez os times priorizarem mais as vagas para a Libertadores do que o próprio título nacional.

O mata-mata resolveria de vez essa história de time A entregar para o time B na intenção de prejudicar o rival. Todo ano é sempre a mesma coisa. Parece até que times e torcedores preferem ver a desgraça do rival do que sua própria glória.

Se o mata-mata for mesmo um retrocesso como alguns dizem, então eu prefiro viver na idade da pedra. Não era lá um formato bem planejado, porém era mais justo. Times que não tinham um grande elenco e times de tradição tinham chances iguais de título. Mesmo sentindo falta desses tempos, ainda terei que aturar essa fórmula atual, escutar todo ano as mesmas ladainhas, ver sempre times entregarem jogos para outros...

Já estamos acostumados com isso. Fazer o quê?

6 comentários:

  1. A volta do mata-mata traria muitas vantagens, como você já citou. Mas eu ainda acho que a fórmula de pontos corridos é a forma mais justa, prega mais pela regularidade. Cada um tem sua opinião. A história da entrega de resultados voltou com este assunto.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o mata-mata seria mais emocionante, seria de tirar o fôlego, mas por outro lado, os pontos corridos mostram o time que realmente tem os melhores jogadores, melhor elenco, melhor ambiente...
    Deixo o mata-mata para a Libertadores mesmo.
    Dale Brasileirão!

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. sabe o que acho que seria mais justo meu amigo, manter o campeonato assim só que realizando uma final entre o campeão de cada turno...acho que seria bem atratativo, pois qualquer equipe que foi mal em um dos turnos pode se recuperar no outro (caso do Grêmio)...

    abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Claudio, concordo com vc.
    O mata mata sempre foi e sera mais emocionante. Se é justo ou não é outra discussão, mas justiça é um termo bem complexo de se definir.....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fala Claudio

    Não acho que seja mais justo, pelo contrário, os pontos corridos premiam o time mais regular, e também não sei se resolveria o problema de entrega, o que acontece hoje nas últimas rodadas poderia acontecer no fim da primeira fase.

    Melhor mesmo era todo mundo tomar vergonha na cara.

    Abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. concordo contigo, cláudio. e ainda vou abordar isto lá no rabiscosfutebolísticos. o que tem acontecido nessas retas finais do brasileirão mostra que não existe justiça, porque alguns times jogam contra outros completamente desmotivados, que entregam os jogos. isso não pode jamais desmerecer o campeão, mas é uma mancha para o campeonato como um todo. não há plena justiça nem nos pontos corridos. então que seja repensada a fórmula de disputa.

    parabéns pela postagem. é preciso mostrar o outro lado da coisa.

    grande abraço.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!