sábado, 26 de junho de 2010

Goodbye Yankees! 'Estrelas Negras' mantém orgulho africano vivo

No segundo jogo das oitavas neste sábado, Gana venceu os Estados Unidos por 2 a 1. Nem mesmo a presença do ex-presidente Bill Clinton, do vocalista do Rolling Stones Mick Jagger e do jogador de basquete Kobe Bryant foi o suficiente para dar forças aos Yankees, que se despedem do mundial. Com a vitória os africanos vão enfrentar o Uruguai no dia 2 de julho pela fase quartas-de-final.

Gana começou melhor e logo aos cinco minutos de jogo inaugurou o marcador com Boateng. O ganês roubou a bola no meio de campo, conduziu até a entrada da área e chutou no canto direito de Howard. Gana continuou impondo seu futebol de velocidade e força física, anulando a criação do meio-campo americano. Os africanos atacavam quase sempre pelas laterais. Ikoom e Ayew, este último, filho de Abedi Pelé, maior jogador da história de Gana, trocavam sempre de lado para confundir a defesa dos norte-americanos. Após perceber a péssima situação em que seu time estava, Bob Bradley colocou Edu no lugar de Clark. Os Estados Unidos ganhou mais poder de marcação com a sua entrada, mas perdeu em velocidade. A equipe de Bradley se arrumou e foi aos poucos chegando ao campo de defesa africano.

No segundo tempo o treinador norte-americano colocou Feilhabor no lugar de Findley e foi obrigado a adiantar Donovan, para que este exercesse a função de homem gol. Deu certo, pois os americanos pressionaram e passaram a dominar a partida. Aos 16 minutos, Dempsey sofre pênalti que Donovan cobra e marca o gol do empate. Gana logo melhorou com a entrada de Appiah no lugar de Boateng. O time ganhou mais velocidade para contra-atacar. O jogo se manteve empatado e foi para a prorrogação.

Logo aos três minutos um lançamento foi feito para o campo de defesa dos Estados Unidos. Gyan mata no peito, parte em velocidade e marca o gol da vitória e classificação de Gana para as quartas. Após o gol os Estados Unidos pressionou muito, com tudo o que tinha, mas não deu para os Yankees.

Gana entra para a história como a terceira seleção africana a chegar às quartas-de-final de uma Copa do Mundo. Além das 'Estrelas Negras', Camarões alcançou esse feito em 1990 e Senegal em 2002.

5 comentários:

  1. Bela visão de jogo.
    Eu comentei mais ou menos o seguinte em post dias antes do jogo, que Gana poderia ganhar na raça, na força física, pois tinha uma equipe boa e jovem. Foi o que vimos no segundo gol dos "Estrelas Negras", Gyan ganhou na corrida da defensiva americana e fez o gol.

    Abraço.
    http://esportetotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fala, cara!

    O que impressiona nesse time de Gana é que muitos dos jogadores, como Jonathan Mensah, Inkoom e André Ayew, estavam no Mundial Sub-20 de 2009, quando foram campeões vencendo o Brasil. Passado um ano, já estão na beira de fazer história, colocar um time africano na semifinal de Copa do Mundo.

    Por mais que eu esteja torcendo muito pelo Uruguai, quando vi a chave com EUA, Gana, Uruguai e Coreia do Sul, cravei que o semifinalista seria Gana. Adoraria errar.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh ninguém acreditava em Gana, neh???
    Quando fui dar meu palpite no bolão, me disseram que eu tava loka! hahahahaha
    Mas é isso aí, torci por Gana, gosto da garra deles, quem dera se todas as seleções jogassem com essa vontade!

    Beijo (Gabriela)

    ResponderExcluir
  4. Gana mostrou um futebol de qualidade e de muita raça, representando muito bem o espírito africano. Torço por eles (até enfrentar o Brasil, é claro!).

    Abraços.

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda acho que vai continuar até a semifinal!

    http://gologol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!