sábado, 17 de abril de 2010

Top 10 rivalidades do futebol mundial

Brasil x Argentina, Itália x Alemanha, Argentina x Uruguai, enfim, são muitas as rivalidades entre seleções, mas postarei aqui os confrontos que acredito serem os mais intensos sejam eles de Copa do Mundo ou não.

Aqui vai um Top 10 das que eu considero as maiores rivalidades:

10) Brasil x Suécia - Os escandinávios são os adversários que o Brasil mais enfrentou em Copas do Mundo. Até hoje ambos se enfrentaram 14 vezes, sendo 9 vitórias do Brasil, 2 da Suécia e 3 empates. Vale lembrar que o primeiro mundial que o Brasil conquistou foi em cima da Suécia que era a dona da casa na Copa de 58. O Brasil venceu aquela final por 5 a 2.


9) Coréia do Sul x Coréia do Norte - Confrontos entre as duas Coréias são sempre intensos, não só pelo fato de serem países vizinhos, mas porque ambas se separaram após a Segunda Guerra Mundial. A até então única Coréia, foi divida entre soviéticos e americanos. Os soviéticos dominaram a parte norte e os americanos a parte sul. Ambas são independentes hoje, mas não querem saber de união. As torcidas nos confrontos entre as duas seleções se tratam de forma hostil, os jogadores também. Infelizmente essa rivalidade passa das quatro linhas.


8) Brasil x México - Recentemente brasileiros e mexicanos se cruzam em competições, principalmente em Copa América. Na competição continental o Brasil só perdeu uma vez, mas sempre teve dificuldades para bater a seleção pertencente a Concacaf. Embora seja díficil derrotá-los, a seleção brasileira tem uma grande vantagem históricamente. Foram 29 confrontos, venceu 18 vezes, empatou 6 e perdeu 5.


7) Brasil x Inglaterra - Seja amistoso ou em Copa do Mundo, Brasil e Inglaterra se enfrentaram várias vezes. O primeiro jogo entre os dois foi um amistoso realizado em 1956. O Brasil perdeu aquela partida por 4 a 2. Em Copas do Mundo O Brasil leva vantagem, pois venceu 3 dos 4 jogos que teve com a seleção inglesa. No geral a seleção brasileira tem uma enorme vantagem. Ambos se enfrentaram 23 vezes e o Brasil venceu 11, empatou 9 e perdeu 3 vezes.


6) Argentina x Alemanha - Duas seleções que se enfrentaram pouco, mas ficam com o sexto lugar pelo peso de seus confrontos. Foram 5 jogos válidos pela Copa do Mundo, sendo 2 de final. Em 86 a Argentina venceu por 3 a 2 se tornando bi-campeã do mundo. A Alemanha daria o troco quatro anos depois vencendo os portenhos por 1 a 0 e se sagrando tri-mundial. Históricamente os germânicos levam vantangem, pois venceram 2 jogos, empataram 2 e perderam um único jogo, que foi a final de 86. No amistoso deste ano, a seleção do técnico Maradona venceu os alemães.


5) Brasil x Holanda - Uma das poucas seleções em que não temos vantagem em mundiais. Brasil e Holanda se enfrentaram três vezes em Copas do Mundo, há uma vitória, um empate e uma derrota para cada lado. No geral, foram 9 jogos e o Brasil venceu 3 deles, empatou 4 e perdeu 2.


4) Brasil x França - Outra rivalidade equilibrada. Foram 13 jogos no geral e o Brasil venceu 5, empatou 4 e perdeu 4. Em Copas ambos se enfrentaram 4 vezes, perdemos 2 e vencemos um único jogo, que foi um 5 a 2 ainda na era Pelé. Houve também um empate em mundiais. A final de 98 e a partida da Copa de 2006 nem preciso comentar a respeito, pois todos lembram muito bem. Houve também uma partida que comemorava os 100 anos da FIFA em 2004. O placar daquele jogo terminou da mesma forma que começou, em branco.


3) Argentina x Uruguai - Uma das rivalidades mais antigas do futebol mundial. Uruguai e Argentina se enfrentaram 194 vezes. Os argentinos venceram 86 vezes, os uruguaios 59 e houve 49 empates. Em Copas as duas equipes se enfrentaram apenas 2 vezes e cada uma venceu um jogo. Vale lembrar que essa vitória uruguaia em Copas do Mundo foi justamente na final do mundial de 1930.


2) Itália x Alemanha - Em Copas do Mundo, alemães e italianos se enfrentaram 5 vezes. A Azzurra venceu 3 e empatou 2. As três vitórias italianas em mundiais foram marcantes. Na semifinal de 70, o time de Fachetti venceu a forte seleção de Franz Beckenbauer. Na final de 82, também com um time modesto venceu os germânicos e conquistou seu terceiro título mundial, o primeiro pós-fascismo. Na semifinal de 2006, diria que este foi o confronto mais emocionante entre os dois, pois os jogadores de ambas as equipes já estavam cansados. O confronto foi tão equilibrado que quem se classificasse merecia ser o campeão. A Itália venceu aquele jogo na prorrogação e na final venceu os franceses, conquistando seu quarto título.


1) Brasil x Argentina - Considerada por muitos a maior rivalidade do futebol mundial. Brasileiros e argentinos se enfrentaram 93 vezes e a seleção canarinho lidera por muito pouco. São 37 vitórias brasileiras contra 33 argentinas e 23 empates. O que torna também este confronto tão interessante é o momento das duas seleções que costuma variar bastante. Antes da era Pelé, o Brasil era "saco de pancada" dos argentinos. Quando o rei chegou para defender a seleção, a vantagem passou a ser nossa e com as conquistas dos mundiais de 58, 62 e 70, os argentinos passaram a nos odiar e invejar. Após a aposentadoria de Pelé da seleção e a chegada de craques como Mário Kempes e Maradona, o momento deles passou a ser melhor de novo. Ganharam os mundiais de 78 e 86 e fizeram o Brasil sofrer. Após a saída "forçada" de Maradona, o Brasil passou a equilibrar o confronto e a ter uma certa vantagem. Outra coisa que faz dessa uma grande rivalidade são as comparações entre Pelé e Maradona, pois cada país considera seu jogador o melhor da história do futebol. Alguns dizem que a carreira do Pelé foi muito facilitada, pois tinha jogadores tão bons quanto ele. Outros dizem que Pelé realmente era um gênio e que Maradona estava há anos luz dele. Alguns dizem que na época de Maradona a marcação era mais pesada, portanto o que ele fazia em campo era genial comparado a marcação mais leve do tempo de Pelé. Outros dizem que Maradona fazia coisas que Pelé nunca tinha feito em sua carreira como por exemplo gol de mão, envolvimento com dopping e outras coisas, estragando assim sua carreira e o rebaixando na comparação com Pelé.


Como é um Top 10, fui obrigado a deixar algumas rivalidades de fora, como por exemplo, Brasil x Itália, Brasil x Uruguai, Alemanha x França e muitas outras. Só lembrando que esta lista é de acordo com as rivalidades que eu considero as maiores.

Estarei viajando neste sábado a noite para o interior de São Paulo e só estarei de volta na segunda. Grande abraço aos blogueiros e até lá.

30 comentários:

  1. Essas rivalidades já vem de longa data, principalmente pelas Copas, e sobrevivem com o tempo. E englobam até política, como Coreia do Sul e Coreia do Norte. Muito legal o post.

    Abraços.

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara voce arrebentou com esse post, gostei muito, gosto de saber sobre estatisticas dos confrontos e voce me trouxe algumas informações que fiquei muito satisfeito em conhecer, valeu, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  3. Acho que seu ranking ficou bem legal. A rivalidade entre as Coreias realmente é bem intensa, mesmo com essas seleções geralmente fazendo jogos duros de se ver.
    Agora não tem como mesmo. Brasil x Argentina é a maior rivalidade do futebol mundial sim.

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Legal essa comparação. Mas não podemos deixar de citar a rivalidade mais antiga do futebol, Inglaterra e Escócia. Primeiro jogo entre seleções, rivalidade dentro e fora do campo. Há mais rivalidade ai que Brasil e Suécia, ao menos eu acho! Abraços..o Post ficou muito bom, Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Legal o tema do post Claudio.
    Compartilho do mesmo sonho que você(me tornar comentarista esportivo)
    Também tenho um blog sobre futebol, comento as principais notícias do dia a dia do meu ponto de vista claro.
    Passa lá quando puder !

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. estranho essas rivalidades em... onde esta holanda e alemanha (é como brasil e argentina), inglaterra e argentina, inglaterra e alemanha, entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Amei este Top 10 , me esclareceu bastante sobre essas seleções.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o post!

    Mas o melhor Italia e Alemanha foi o de 1970, 4x3 com 3x2 na prorrogação! Provavelmente a partida mais emocionante de todas as copas...

    []s,

    Bruno

    ResponderExcluir
  9. DAI-LHE ARGENTINA!!
    Só Argentina pode ser hepta campeã mundial de futebol!

    Hepta no Mundial Sub 20 de Futebol!
    E TRICAMPEÃ OLÍMPICA DE FUTEBOL, Londres 2012
    Não tem pra ninguém!!
    Falou Butchatchos!!!

    ResponderExcluir
  10. Quase tudo certo mas vi muito pouca coisa no futebol de seleções que puidesse chegar perto da rivalidade entre Inglaterra X Escócia o mais antigo confronto entre seleções

    ResponderExcluir
  11. I've read that many views on this matter that I couldn't be
    mοre baffled.

    mу blog fast cash loans with bad credit

    ResponderExcluir
  12. Ϲаn't decide if I should buy a book on this myself, or just read a few websites. Is there so much to it?

    Also visit my web blog: unsecured loans

    ResponderExcluir
  13. Тhere's nearly always a new problem right around the next corner. Never done huh.

    Feel free to visit my webpage; fast cash loan for bad credit

    ResponderExcluir
  14. I know a сolleague who woulԁ rеlate tо this.


    My wеb page; fast cash loans bad credit

    ResponderExcluir
  15. Lots has been ԁiѕcussed about the subject before, but theres a feω рοіnts worth reаding.
    Bookmaгked.

    Feel freе to vіѕit my blog poѕt .
    .. best loan

    ResponderExcluir
  16. There's usually a new setback right around the corner. Never done eh!

    Here is my blog post fast cash uk

    ResponderExcluir
  17. Where were youг rеferеnceѕ?

    Feеl free to suгf to my ѕite - best unsecured loans for bad credit

    ResponderExcluir
  18. I know lots of pеoρlе whο thiѕ pоst applies
    to.

    My web-site ... best bank loans

    ResponderExcluir
  19. ӏ have only read a couplе of posts but I'm already captivated. Need to put aside a whole morning going through the forums on here.

    my web page ... fast cash payday advance

    ResponderExcluir
  20. Did уou cheсk out your references bеfοrе
    you wrote аll this down?

    my web blοg best loan

    ResponderExcluir
  21. Washіng out and dгying, іt's about time for a pleasurable afternoon reading the articles on here... may have to nip out to the tip with some garbage though

    Feel free to visit my web site ... unsecured loans

    ResponderExcluir
  22. If you're going to do it too then I won't bother! Thеre's no sense coming up with the same thing again.

    My webpage - http://earthlightinstitute.org

    ResponderExcluir
  23. So - "Top 10 rivalidades do futebol mundial" - I wouldn't have thought it would be so good a read as it has been. Now I should actually go and do some work!

    Also visit my blog - fast loans uk

    ResponderExcluir
  24. Yeаh, Wіll do - I'll fire them on this week, when I've got a couple of hours free.


    Visit my web-site ... http://neranea.com/nerawiki/index.php?title=User:ZelmaDrum

    ResponderExcluir
  25. I know а friend whο would relаte to this.


    Have a look at my web blog: best personal loans

    ResponderExcluir
  26. I want to get it аll ԁone becauѕe I won't have the chance to do it if not!

    Also visit my blog post - best deals on loans

    ResponderExcluir
  27. Just saνouring mу first jаr οf Stella in about а
    yеar. You don't forget how tasty some things really are !! Its already makin it hard to read all these comments properly!

    My weblog :: best homeowner loans

    ResponderExcluir
  28. discordo dessa lista viu. você poderia ter colocado "clássicos" no lugar de rivalidade. Brasil e Suécia? Brasil e Holanda? Italia e Alemanha? não existe rivalidade aqui. Grandes rivalidades são Brasil e Argentina, Argentina e Inglaterra, Argentina e Uruguai, EUA e México, Alemanha e Holanda (que talvez seja a mais importante na Europa), Grecia e turquia. Inglaterra e Alemanha só tem rivalidade por parte dos inglês.

    ResponderExcluir
  29. Gostei da lista, mas não entendi o Brasil e Suécia? E só para lembrar que na América do Norte tem também o México e Estados Unidos e na Europa já vi uma reportagem sobre a Inglaterra falando que a Ucrânia é sua rival, mas por não estar na lista acho que essa rivalidade entre Inglaterra e Ucrânia não é muito famosa.

    ResponderExcluir
  30. Faltaram várias rivalidades muito mais fortes do que algumas citadas aí. Por exemplo, Grécia x Turquia (antigas tensões políticas entre os dois povos), Argélia x Egito (o bicho pega nesse jogo), EUA x México, Peru x Chile, Portugal x Espanha, Suécia x Noruega, Austrália x Nova Zelândia, Japão x Coreia do Sul, Irã x Iraque, Inglaterra x Escócia, Inglaterra x Irlanda etc. Tem muitas grandes rivalidades entre países de menos tradição no futebol, mas que o bicho pega por questões políticas e históricas etc. Pra mim essa lista aí supervalorizou alguns confrontos que envolvem o Brasil (que rivalidade o Brasil tem contra Suécia, México e Holanda por exemplo?).

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!