segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Minhas conclusões sobre o Campeonato Brasileiro 2009

Nessa postagem vou expor o meu ponto de vista sobre o final do Campeonato Brasileiro. Tudo que será mencionado aqui é de acordo com o que vi na competição. Resumindo, minha avaliação sobre o campeonato. Se quiserem podem discordar ou opinar a respeito.

A competição: O Campeonato Brasileiro de 2009 no critério emoção foi sensacional, mexendo com a posição dos defensores do mata-mata (eu me incluo nessa). As últimas rodadas então nem se fala. Esse foi o primeiro campeonato em que tivemos quatro times com chances de título na última rodada. No meio da competição, parecia que ninguém queria ganhar. Mas com o decorrer do trem, foi tudo se definido.

O campeão: Mais uma vez, parabenizo o Flamengo e seu treinador Andrade que fez um excelente trabalho. O ex-jogador assumiu o time numa situação muito ruim e conseguiu surpreender a todos que o subestimaram.

Os cavalos paraguaios: Palmeiras e Atlético-MG me decepcionaram. O time paulista liderava a competição com nove pontos a frente do segundo colocado. Aí o time começou a decair, entrou em crise interna e perdeu a liderança. O time vinha bem com o Jorginho, mas só foi trocá-lo por Muricy que o time além de mudar a forma de jogar, levou tempo até se organizar. Se tivesse apostado no Jorginho assim como o Flamengo fez com o Andrade, poderia ter conseguido pelo menos a Libertadores. Quanto ao Galo, o time brigava pelo título até a metade do primeiro turno, depois decaiu e com o decorrer do campeonato se reergueu, mas decaiu de novo e nem vaga na Libertadores conseguiu.

As surpresas: Avaí e Fluminense surpreenderam à grande parte dos amantes de futebol. O Avaí com um time modesto conseguiu permanecer na primeira divisão e garantiu vaga na Sul-Americana. Tudo graças ao trabalho de Silas, que atualmente é desejado por alguns clubes. O Fluminense brigou contra o rebaixamento em praticamente todo o campeonato. Depois de dado como morto e após a contratação do "pé-quente" Cuca, todos passaram a imaginar os cariocas na série B do ano que vem. O time começou a vencer um, depois outro e outro e outro e graças a isso conseguiu escapar da segundona, com direito a uma festa da torcida como se tivesse ganho o título.

A decepção: Lamentável a atuação do Coritiba no ano de seu centenário. Mais lamentável ainda foi a atitude dos torcedores após o jogo de domingo. Destruiram o estádio Couto Pereira inteiro e merecem uma punição rigorosa. Agora é trocar de diretoria e colocar pessoas que estão realmente interessadas em levantar o clube.

Conclusão: Para o futebol brasileiro o ano de 2009 foi expetácular, mas foi decepcionante para alguns torcedores. Espero que as competições futebolísticas de 2010 sejam tão emocionantes quanto a deste ano que já acabou.

E então, quais equipes te surpreenderam, te decepcionaram e te emocionaram?

5 comentários:

  1. O que mais me surpreendeu mesmo foi o Fluminense. Já o dava como rebaixado. O que mais me emocionou... Bem, meu Mengão, claro. Alguns não acreditavam nem que ele chegaria no G-4, no entanto lutou e conseguiu o título. Andrade fez um trabalho espetacular no Fla, soube organizar muito bem a equipe.
    Esse foi um campeonato muito emocionante, muito equilibrado, muito surpreendente.
    Realmente não esperava que o Palmeiras ficasse fora da libertadores.

    Parabéns pelo blog. Adorei.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Surpresas não faltaram, Fluminense e Avaí foram algumas.. mas o Flamengo foi a maior até pq ninguém esperava esse título nem mesmo os torcedores!!


    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocadas suas analises, pra mim minha maior decepção foi a campanha do Grêmio fora de casa, pra um clube grande ficou muito feio. No quesito emoção o campeonato foi mesmo sensacional, pra se ter uma ideia de como esse campeoanto foi locão é só imaginar que teve torcedor torcendo contra seu proprio time, ahauhauhauhauhauahua, ou seja eu mesmo, ahuahuah, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  4. A cada jogo algo diferente aconteceu, teve comentários que não acabavam mais, mas sinceramente o que me choca e decepciona é a falta de espírito espírito esportivo que existem em algumas torcidas, nestes últimos jogos de domingo, foi simplesmente ridículo a ignorancia de certos torcedores, que vão para o estádio para arrumar confusão! Infelizmente muito patético!

    ResponderExcluir
  5. cara, muito boa a tua análise, incluiría o goiás como cavalo paraguaio também, ou será que não?

    esta edição serviu para mostrar como tem que se ter cuidado ao fazer análises, tem que observar o momento. apontaram atlético e goiás como prováveis campeões (mais o atlético, o goiás nem tanto) e ele nem conseguiram a vaga para a libertadores.

    Quem imaginava o flamengo campeão? ou que o fluminense escaparia do rebaixamento (nota: caíram dois times nordestinos, o futebol daqui está enfraquecendo, torcer para voltarem próximo ano)

    O topo da tabela foi bastante plural com um carioca, um gaúcho, um palista e um mineiro, para a libertadores ibnclue-se mais um paulista. o corinthians.

    um abraço e vou ali comentar no mais recente hehehe
    =]

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!