sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona: De amarelão a gigante em 20 anos

Com a vitória sobre o Manchester United por 3 a 1 no estádio Wembley, o Barcelona conquistou seu quarto título europeu. Esse foi o terceiro desde 2006. Fiz um levantamento a respeito da história do time espanhol na Champions League e percebi que até 1991, o Barcelona não era "ninguém" no cenário europeu.

O amarelão

O Barcelona até então nunca havia feito grandes campanhas, chegou à final apenas duas vezes. Em 61, perdeu para o Benfica de Eusébio por 3 a 2 e em 86, para o Steaua Bucareste da Romênia por 2 a 0 nos pênaltis. O time já tinha estampado o rótulo de amarelão e a derrota para os romenos só fez valer mais a má fama.

Primeira conquista e a volta por cima

O primeiro título veio em 92, quando o time tinha Guardiola, hoje técnico, como principal jogador e que era treinado por Johan Cruyff. Os espanhóis venceram a Sampdoria por 2 a 0 nesse mesmo Wembley em que se sagrou campeão pela quarta vez. A segunda conquista veio através de uma vitória sobre o Arsenal por 2 a 1, em 2006. Aquela partida foi memorável para Belletti. O brasileiro, que entrou no decorrer do jogo, marcou o gol da virada e do título, colocando seu nome na história do Barcelona e da competição. As últimas duas conquistas vieram em jogos contra o Manchester. De 91 para cá, o Barça ainda ganhou uma Recopa e três Supercopas Européias.

Impressionante a evolução do Barcelona a nível europeu. De David a Golias em 20 anos. Conquistou quatro Champions, sendo três nos anos 2000. É mole ou quer mais?

7 comentários:

  1. Parabéns ao Barca, tem absolutamente o melhor time do mundo, jogou muito e quem tem Messi tem tudo.

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. Título incontestável do Barcelona, Cláudio. Campanha incontestável, com o Messi decidindo novamente. Ótimo levantamento seu, Cláudio, o Barcelona a 20 anos atrás não havia feito campanhas tão boas na Champions. Agora, já é campeão de tudo. Esta equipe com certeza já entrou na história do futebol mundial.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E como é gigante esse time do Barcelona. Título com sobras. Fácil demais, esperava um jogo mais equilibrado. Este time entrou para história.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 26 anos e é o melhor time que já vi até agora. É algo fantástico! O Messi é de arrepiar! Nem tenho mais palavras.

    ResponderExcluir
  5. AI CARA VENHO AQUI PARA TE FALAR DE UMA NOVIDADE QUE PODE MELHORAR E MUITO O SEU BLOG.OLHA SÓ QUE TAL COLOCAR UMA TABELA DE FUTEBOL AO VIVO PELO COMPUTADOR AI NO SEU BLOG.ENTRA NESSE SITE AQUI
    http://tvinterativaorg.hd1.com.br/
    AI LÁ VAI TA A TABELA E EMBAIXO DA TABELA VAI TER O CÓDIGO AI VC PEGA O CÓDIGO E COLA AI NO SEU BLOG. TIPO CARA É MUITO BOM DÁ PARA ASSISTIR QUALQUER JOGO ONLINE PELO PC SEM PAGAR NADA O PESSOAL CONCERTEZA IRIA ADORAR INCLUSIVE EU QUE SEMPRE ESTIVE AQUI NO SEU BLOG.
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  6. Fala, Claudio.

    Boa análise, cara, bem completa.

    Parece ser impossível, mas a cada "novo" Barcelona eles melhoram. O de 2006 já espantava, e o de 2011 é infinitamente melhor que aquele.

    Aí vai todo dedo do Guardiola, que chegou e de cara não quis contar mais com Deco, Ronaldinho e Eto'o, implementando uma filosofia onde todos seriam importantes, e não naquela de "toca pro Ronaldinho que ele decide".

    Acho que deu um pouco certo :).


    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Esta é a melhor geração de vida Barcelona.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!