terça-feira, 16 de março de 2010

Por que a Champions League é tão profissional e a Libertadores tão amadora?

A Uefa Champions League, principal competição interclubes do planeta, dá uma aula de como se organizar um torneio. O fato de a Europa ser um continente formado por países super desenvolvidos ajuda bastante, mas não é só dinheiro que faz com que uma competição seja profissonal, a vontade dos profissionais que lá trabalham de fazer com que a competição seja uma atração mundial ajuda bastante.

É de se admirar a forma com que a Uefa monta a tabela e faz o sorteio dos grupos. Sem contar o nível das equipes que completam esse show de organização da Champions League. É show dentro e fora de campo.

A única coisa que deveria ser mudada na opinião deste blogueiro que vos fala, é o horário dos jogos, pois todas as partidas do dia são disputadas ao mesmo tempo. Mudando o horário com certeza daria mais visibilidade a competição.

Por outro lado a Taça Libertadores deve e muito em organização. A Conmebol não se compromete com a competição continental cujo a mesma é organizadora. Tudo bem que o continente é formado por países subdesenvolvidos, mas um pouquinho de vontade não faz mal a ninguém e melhoraria a imagem da competição que já não é de hoje que é vista como amadora.

Dá para enumerar vários fatores:

1) O sorteio dos grupos que é feito antes de todas as equipes serem definidas.

2) A competição começar antes do término da Pré - Libertadores.

3) Equipes do mesmo país em um mesmo grupo.

4) Equipes jogando as duas primeiras partidas em casa ou fora.

5) Dois segundos colocados ficarão de fora da segunda fase este ano para dar lugar aos mexicanos que desistiram nas oitavas-de-final ano passado.

6) Repetições exageradas das televisões com relação a algum lance.

Concluindo, há muito o que se melhorar na Libertadores. O nível técnico de algumas equipes é uma das poucas coisas que salvam o torneio.

Tudo bem que há competições continentais piores, mas a intenção desta postagem é destacar a enorme diferença entre o melhor e o segundo melhor interclubes do planeta.

6 comentários:

  1. Voce esqueceu de mencionar que a Conmebol faz corpo mole com a violencia das torcidas de alguns times, mas isso é assim mesmo cara, o lance de ser desenvolvido e subdesenvolvido conta muito nessa parada, mas voce esta certo com um pouco de boa vontade que seja dava pra melhorar muito, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. Também tem isso, tinha me esquecido disso mesmo. A Conmebol é uma piada mesmo, mas fazer o quê né?

    Valeu mesmo por me lembrar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia feito um post sobre isso no De Prima, e é um absurdo como a Conmebol trata a Libertadores, a principal competição que esta entidade organiza (ou que, pelo menos deveria ser). É até engraçado o glamour que existe no evento do sorteio das chaves. Vergonha...

    Abração Claudio!

    http://deprimafc.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Fala, cara!

    Bom, você comentou num post que fiz sobre isso recentemente, acho que sabe bem meu "amor" pela Conmebol. E você lembrou de algo muito importante: como pode alguém se dar por satisfeito em organizar um torneio onde a fase de grupos começa ANTES de terminar a fase prévia? E tem quem conte piada de português...

    A UEFA organiza um baita sorteio, gera uma grande expectativa, tanto que a ESPN transmite ao vivo, enquanto o sorteio dos grupos da Libertadores ninguém mostra, e nem tem que mostrar mesmo, é ridículo aquele sorteio cheio de "Brasil 3, Argentina 2, Peru 2, Colômbia 1". Definitivamente, só vou assistir aos jogos do meu time nessa edição.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. O Fanático lembrou bem. O pior é a desorganização nos jogos. A torcida adversária faz o que quer e a conmebol fecha os olhos.

    Acho que o Flamengo ainda tem chances de se classificarm em 1º, é só treinar e fazer valer sua superioridade neste grupo que não é nenhum bicho papão.

    Abços

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!