sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Memórias de um Fanático: Os 100 anos do estádio Old Trafford.

Nesta edição de Memórias de um Fanático, será contada a história do estádio Old Trafford que faz 100 anos nesta sexta-feira (19/02/2010).

O estádio Old Trafford, localizado no bairro de Trafford na cidade de Manchester, foi construído em 1909, mas só foi inaugurado no dia 19 de Fevereiro de 1910. O estádio foi desenvolvido pelo arquiteto escocês Archibalt Leitch e para sua construção fora gastos cerca de 60 milhões de libras.

O jogo que foi realizado no dia de sua inauguração entre Manchester United e Liverpool, terminou em 4 a 3 para o time da terra dos Beatles. Desde aquela partida inaugural o estádio passou a ser usado permanentemente pelo Machester United, com excessão da década de 40 em que devido a Segunda Guerra Mundial, teve que ser deixado de lado pelo clube que passou a mandar seus jogos no Maine Road junto com o rival Manchester City.

Enquanto o novo estádio Wembley passava por reformas, o Old Trafford passou a ser utilizado em finais de Copa da Inglaterra como campo neutro e também em jogos da seleção inglesa. Terminadas as obras, o novo Wembley voltou a ser utilizado nestes tipos de partidas. Além do futebol, Old Trafford recebe também jogos de Rugby.

Sir Bob Charlton, ex-jogador do Manchester e da seleção inglesa, colocou o apelido de "Teatro dos Sonhos" no estádio e diz que lá há uma certa mística. Segundo ele, ao entrar no estádio você sente a paixão de inúmeros torcedores que acompanham o time fielmente desde a sua fundação.

Se pudesse expressar suas emoções, pode ter certeza de que o Old Trafford agradeceria pelo fato de tantos gênios do futebol terem jogado lá. George Best, Eric Cantona, Ryan Giggs (este atualmente ainda joga), Bryan Robson, David Beckham e o próprio Bob Charlton.


A maior lotação da história do estádio aconteceu em 1939 num confronto entre Wolverhampton e Grimbsy Town pela semifinal da Copa da Inglaterra. 76.962 pessoas compareceram aquela partida. Na época o estádio não era totalmente coberto por cadeiras, por isso muitas pessoas assistiram a todo o jogo de pé.

Hoje o estádio tem capacidade para 76. 212 pessoas, óbvio que para isso passou por muitas reformas durante a década de 90. A atual capacidade de Old Trafford faz com que o estádio seja o segundo maior da Inglaterra atrás do novo Wembley e o terceiro maior do Reino Unido. Vale lembrar que o Old Trafford é um dos estádios considerados cinco estrelas pela Uefa.

Atualmente os dirigentes do Manchester United pensam na idéia de expandí-lo ainda mais, para que possa comportar 90.000 pessoas, se tornando assim um estádio gigante e luxuoso, mas sem perder a sua história já centenária.

4 comentários:

  1. Cara muito bacana esse quadro e muito interessante esse post sobre o Old Trafford, algumas curiosidades que não conhecia, e sem duvidas o apelido de Teatro dos Sonhos cai muito bem pra esse templo do futebol, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. Que estádio hein...Não é só um teatro dos sonhos mas sim um estádio dos sonhos para qualquer clube brasileiro...

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um belíssimo estádio, de dar inveja comparado aos daqui do Brasil. Muito legal o post, Cláudio.

    Abraços.

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo estádio!!

    Devia servir de modelo para os brasileiros, principalmente porque a Copa está aí e ainda temos campos caindo aos pedaços.


    Enfim, depois de mais de um mês parado, estou tentando retomar as atividades blogueiras. Espero contar com o seu apoio e a sua visita lá ao Rio Futebol. Passe lá e deixe seu comentário também se puder, ok?

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!