terça-feira, 23 de junho de 2009

Parabéns Zinedine Zidane, 37 anos

No dia 23 de Junho de 1972, nasceu uma lenda do futebol mundial, Zinedine Zidane. Ele que iniciou a carreira no US Saint-Henri com 14 anos. Em 1992 ele se transferiu para o Bordeaux, onde ganhou a Copa Intertoto da Uefa em 1995. Neste mesmo ano foi finalista da Copa da Uefa.

Em 1996 Zidane foi contratado pela Juventus por 3 milhões de euros. Ele se tornou um dos principais jogadores do time italiano. Ganhou dois Scudettos e também conquistou a Liga dos Campeões de 1996 e o Mundial Interclubes do mesmo ano.

Em 2001 Zidane foi contratado pelo Real Madrid por 76 milhões de euros, a segunda tranferência mais cara da história do futebol. Em 2002, conquistou a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, contra o Bayer Leverkusen na cidade de Glasgow. Conquistou também a Supercopa Europeia e o Mundial Interclubes no mesmo ano. Sua última partida pelo Real Madrid foi em 2006, num empate contra o Vilarreal por 3 a 3.

Pela seleção francesa, sua primeira convocação foi em 1994, em um amistoso contra a República Tcheca. A França perdia por 2 a 0, no segundo tempo ele entrou e marcou dois gols, empatando o jogo. Zidane comandou a França na conquista do título de 1998. Partida em que nós, brasileiros nos lembramos muito bem. Zidane nesse jogo marcou dois dos três gols. Na copa de 2002, ele estava se recuperando e só voltou no último jogo, em que pouco conseguiu fazer. Na copa de 2006, ele comandou a sua seleção até a final ( passando pelo Brasil nas quartas-de-final, partida onde ele fez a diferença). Na final entre França e Itália, quando o jogo estava na prorrogação, Materazzi fez ofensas pessoais ao francês. Ato que gerou aquela cabeçada no peito do italiano, expulsando o astro francês. A Itália venceu nos pênaltis e conquistou o tetra mundial (se ele não fosse expulso naquele jogo, a história poderia ser diferente).

A sua despedida veio de uma forma que não se esperava, mas isso foi só um detalhe comparado a tudo que ele fez ao futebol mundial. Zidane foi três vezes eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, se igualando a Ronaldo.

Embora eu não tenha visto Pelé nem Maradona, eu vi Zidane. Um dos maiores jogadores, senão o maior que já vi. Ele deu muitas alegrias para aqueles que o viram jogar. Essa postagem é uma homenagem a este gênio. Parabéns Zidane, você deixará saudades para todos aqueles que o viram.

12 comentários:

  1. é, tem uns caras que nascem para isso mesmo!
    rsrsrs
    esse é um deles.
    Joga muito!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tb acho um jogador sensacional, mesmo não gostando de futeba, tb vi Zidane. :D

    ResponderExcluir
  3. Essa, definitivamente, eh uma excelente
    homenagem a esse grande icone.
    Parabens por ter postado essa homenagem
    tao recheada de informaçoes e conteudo
    colocando Zidane em um topo
    onde ele, inquestionavelmente, merece estar!

    Parabens!

    Otimo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Meu nome é Fillipe Moraes, trabalho numa agência de relações públicas chamada Ketchum Estratégia e gostaria de passar uma sugestão de pauta pro teu blog.

    Pra qual email posso te enviar?
    Abraços e obrigado!

    Fillipe Moraes
    fillipe.moraes@ketchum.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fica como sugestão fazer um trabalho mais detalhado da biografia dos grandes ícones do futebol.

    ResponderExcluir
  6. o melhor jogador que ja vi jogar... fato!!

    ResponderExcluir
  7. Não acompanhei muito o Zidane jogando... mas lembro muito bem dele nos jogos contra o Brasil, a dor de cabeça q ele dava... Joga muito!
    suahsuahusha ;)

    http://anacarolinolandia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Caramba,enqto o maldito do Romario joga com 40 e todos anos,ele ja vai se aposentar..

    ResponderExcluir
  9. Parabéns?! o/


    Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com =*

    ResponderExcluir
  10. Craque! Jogou muito a vida inteira!!!
    Lascou o Brasil 2 vezes mas tá tranquilo, hehe
    Abração do Saci :D

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Será sempre bem-vindo no Fanáticos Por Futebol. É um prazer ter seu comentário aqui.

Volte sempre!